ARQUIVO > IV ENECULT traz a Salvador renomados teóricos da cultura

Pesquisadores de várias partes do globo confirmam presença no IV Enecult

O IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – IV Enecult - promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult) da Universidade Federal da Bahia – reúne, na capital baiana, estudiosos da cultura de inúmeros estados brasileiros, América Latina e Europa. O Encontro ocorre entre 28 e 30 de maio, no Salão Nobre da Reitoria da Ufba e na Faculdade de Comunicação (Campus de Ondina). Durante os três dias de evento serão realizadas palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros.

Para as palestras e mesas redondas, já estão confirmadas as presenças de pesquisadores como: o PhD em literatura pela Universidade de Princeton e diretor do Centro de Estudos da América Latina e Caribe da Universidade de Nova Iorque, George Yúdice; o cientista social e professor das universidades de Buenos Aires e Quilmes, Carlos Altamirano; o sociólogo e professor da Universidade de Coimbra, Carlos Fortuna; o antropólogo e professor da Universidade Autônoma Metropolitana do México, Eduardo Nivón Bolán; o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Roma La Sapienza, Massimo Canevacci; o comunicólogo e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Micael Herschmann; do sociólogo e professor da Universidade de Campinas, Renato Ortiz; o antropólogo e professor das Universidades San Martín e de Buenos Aires, Rubens Bayardo, dentre outros,

Além dos teóricos e pesquisadores de prestígio internacional, serão apresentados cerca de 240 trabalhos multidisciplinares, entre apresentações individuais e mesas coordenadas, originados de diversos estados brasileiros, selecionados dentre mais de 370 propostas. Em sua edição anterior, o Enecult recebeu cerca de 300 submissões de trabalhos, das quais 170 foram escolhidas para exposição.

A realização, pelo quarto ano consecutivo, do Enecult - maior evento internacional centrado na discussão e apresentação de estudos na área da cultura do Brasil - só vem a confirmar a consolidação e importância da temática na atualidade. O Encontro tem como público-alvo pesquisadores, professores, estudantes universitários e profissionais vinculados ao campo cultural. As inscrições para ouvintes e participantes poderão ser feitas apenas até o dia 23 de maio, através do site www.enecult.ufba.br e custam R$70, para estudantes e R$140, para demais interessados.

O encontro é uma promoção do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), da Faculdade de Comunicação e da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Maiores informações pelo e-mail cult@ufba.br ou pelo telefone (71) 3283 6198.

28 a 30 de maio de 2008
Reitoria/Ufba (manhã) e Facom/Ufba (tarde)
Salvador, Bahia - Brasil

28 de maio de 2008