Integrando o GT Políticas Culturais, do 21º Enecult, a mesa “Entre redes e resistências: a pesquisa das políticas Cultura Viva no Brasil e Cultura Viva Comunitária na América Latina” acontecerá no dia 12 de agosto, às 16h, de forma online. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal Enecult no YouTube e terá interpretação em Libras.
Nesta mesa estão reunidos alguns dos esforços de observar o campo da pesquisa acadêmica sobre as políticas Cultura Viva no Brasil e Cultura Viva Comunitária na América Latina. Participam Deborah Rebello Lima (UFPR), José Luis Mariscal Orozco (Universidad de Guadalajara), Lia Calabre (FCRB/MinC), Luana Vilutis (UFBA), Maria Alice Gomes Alves (UFBA) e Luiz Augusto F. Rodrigues (UFF), que também fará a mediação.
Conheça os artigos que integram a mesa:
– “Avaliação, pesquisa aplicada e memória da Cultura Viva: trajetórias e desafios da rede de pesquisadores da PNCV (2004-2025)”, de Deborah Rebello Lima e Luiz Augusto F. Rodrigues.
– “Uma visada do Programa Cultura Viva a partir do campo dos estudo de políticas culturais”, de Lia Calabre.
– “A presença da cultura viva na produção acadêmica de 2004 a 2024”, de Maria Alice Gomes Alves e Luana Vilutis.
– “Las temáticas y labores del MLCVC: un acercamiento desde sus publicaciones”, de Jose Luis Mariscal Orozco.
Acesse aqui os trabalhos que serão apresentados na mesa.
Deborah Rebello Lima – Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente na Universidade Federal do Paraná.
Jose Luis Mariscal Orozco – Universidad de Guadalajara (México). Doutor em Antropologia Social.
Lia Calabre – Doutora em história. Chefe do setor de estudos de políticas culturais da FCRB/MinC. Professora dos PPGMA-FCRB e do PPCult-UFF . Coordenadora da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão.
Luiz Augusto F. Rodrigues – Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na UFF e coordenador do Laboratório de Ações Culturais (LABAC-UFF).
Luana Vilutis – Doutora em Cultura e Sociedade – UFBA, mestre em Educação – USP, é uma das coordenadoras do Consórcio Universitário Cultura Viva pela UFBA; socióloga e educadora, atua como pesquisadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – CULT/UFBA.
Maria Alice Gomes Alves – Pesquisadora no Consórcio Cultura Viva –UFBA/UFF/UFPR; Mestranda no Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA; Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Economia – UFRGS; Graduada em Ciências Sociais- UFRB.
O 21º Enecult acontecerá entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, com atividades online e de forma presencial na UFBA e SESI Rio Vermelho, em Salvador (BA).
O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA), e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). O evento possui apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e conta com a parceria da Editora da UFBA (Edufba), Agenda Arte e Cultura (UFBA), Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE/UFBA), Serviço Social da Indústria (SESI), C de Cultura e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).