Minicurso do XIV Enecult homenageia vereadora Marielle Franco

Minicurso do XIV Enecult homenageia vereadora Marielle Franco

Por Daiane Oliveira

O XIV Enecult também começou com muita emoção. O minicurso Culturas e Juventudes – “Marielle Franco, Presente, Sempre!” reuniu na manhã desta quarta-feira (9), no auditório da FACOM, acadêmicos e entusiastas no tema para debater um assunto muito importante, a cultura na juventude periférica no Brasil. Para o evento, foram convidados os professores doutores Adriana Facina (UFRJ/UFF) e João Guerreiro (IFRJ), com a coordenação da Prof.ª Dr.ª Daniela Matos.

O nome do minicurso foi uma forma de lembrar da vereadora e ativista Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março, no Rio de Janeiro. Ao longo de toda a manhã não faltaram homenagens em forma de poesias, carta aberta, vídeos e falas emocionadas.

Pamela Passos, amiga de Marielle Franco, fez uma breve intervenção na abertura do seminário para lembrar quem era a vereadora. Emocionada, ela afirmou que afetividade, acolhimento e militância eram as palavras que definiam sua amiga. “Podemos ser diversas, mas não dispersas”, lembrou Pamela da frase de Marielle Franco.

A educadora, ativista e historiadora, Carolina Rocha, também amiga da Marielle Franco, falou do vigor político, construção de novos horizontes e como a mulher negra deve participar. “Marielle me contagiou para acreditar novamente em uma política onde minorias teriam direitos. Política anti-machista, antirracista e pensada nas favelas não como objeto”, afirmou Carolina.

“Os jovens negros e pobres são os que mais morrem no Brasil, então temos que pensar na desigualdade social”, abordou a Drª Adriana Facina, ao justificar a necessidade de inserir o grupo em projetos culturais. Para Facina, o tema do genocídio da juventude pobre e negra no Brasil é central em qualquer pauta, inclusive na cultura.

Já João Guerreiro destacou a falta de políticas públicas pensadas para as periferias no país, situação que contribui para a falta da inserção desses jovens nos projetos culturais. “Os jovens possuem a necessidade de cultura para sobreviver”, afirma Guerreiro.

Para Maria Emilia Ribeiro, participante do Enecult, o minicurso de Culturas e Juventudes foi excelente por ter palestrantes qualificados e ser um tema importante da atualidade. A participante do evento e aluna da UFRB, Janaiane Miranda, gostou do vídeo inédito da Marielle Franco que foi apresentado nesta manhã.

O seminário ainda contou com a presença e mostra do clipe do MC Dudu do Morro Agudo, famoso no cenário do Hip-Hop nacional. No final, os aplausos dos participantes foram a resposta para a rica quantidade de conteúdo e cultura apresentados durante o evento.

Foto: Dan Figliuolo