Cult no Congresso da UFBA

O Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) tem sua participação confirmada no Congresso de 75 anos da UFBA nos dias 07 e 08 de dezembro. Confira nossas atividades:

Conversatório Cultura e Universidade (07 e 08 de dez.)

O Conversatório Cultura e Universidade, atividade proposta pelo CULT e o Pós-Cultura,  propõe discutir os impasses e desafios das relações entre a cultura e a Universidade Federal da Bahia, de forma propositiva, com toda comunidade universitária, tendo como ponto de partida o Mapeamento Cultural da UFBA (MapCult).

1. Cultura na história da UFBA (link para a transmissão)

07/12 (terça-feira), das 14:30h às 16:00h

A mesa Cultura na história da UFBA, coordenada por Albino Rubim, busca levantar questões sobre os marcos, posicionamentos e desafios acerca da cultura na história da Universidade Federal da Bahia. Para isso conta com a presença de nomes importantes na construção desta história, como Antonio Fernando Guerreiro de Freitas (FFCH), Dulce Aquino (Escola de Dança), Ordep Serra  (PPGA), Florentina da Silva Souza  (ILUFBA), Paulo Ormindo (FAUFBA) e Albino Rubim (IHAC/CULT) que vão revisitar o passado para pensar o futuro da cultura na instituição.

2. Cultura e graduação na UFBA (link para a transmissão)

07/12 (terça-feira) das 16h às 17:30h

Coordenada por José Roberto Severino (Facom/Pós-Cultura/CULT) e Nara da Cunha Pessoa (Pós-Cultura), a mesa Cultura e Graduação na UFBA  é uma atividade que discute os cursos de graduação em áreas afins à cultura na UFBA. Para tal, conta com a participação dos professores Carlos Roberto Franke (FMB), Clímaco Dias (IGEO) e Sérgio Farias (IHAC) para apresentar um panorama a partir de suas experiências de em seus cursos, pesquisa e atividades de extensão na graduação da UFBA.

3. Cultura e Arte na Pós-Graduação da UFBA: Ensino, Pesquisa e Extensão (link para a transmissão

07/12 (terça-feira), das 18h às 19:30h

A mesa Cultura e Arte na Pós-Graduação da UFBA: Ensino, Pesquisa e Extensão reúne programas de pós-graduação ligados ao campo da cultura da UFBA para incentivar conexões e parcerias entre as diversas áreas do conhecimento. Os coordenadores da atividade, Leandro Colling (Pós-Cultura/CULT) e Adriano Sampaio (Pós-Cultura), compõem a mesa com Lenira Peral Rengel (PPGDança), Jamile Borges (Pós-Afro) e Laila Andresa Cavalcante Rosa (PPGNEIM) para compartilhar seus olhares sobre a cultura no ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal da Bahia.

4. Cultura e Pesquisa na UFBA (link para a transmissão)

08/12 (quarta-feira), das 14:30h às 16:00h

A mesa Cultura e Pesquisa na UFBA reúne pesquisadores que possuem uma atuação acadêmica consistente e  reconhecida em diferentes áreas disciplinares que dialogam com o campo cultural. Sob a mediação de Natalia Coimbra (CULT), Renata Veras (IHAC), Ivani Santana (IHAC), Fábio Velame (FAUFBA), Paulo César Borges Alves (FFCH) e Renata Rocha (FACOM/CULT) irão compartilhar suas trajetórias intelectuais e acadêmicas, suas experiências com pesquisa na UFBA e, em especial, a relação com a cultura em suas produções acadêmicas.

5. Cultura e extensão na UFBA (link para a transmissão)

08/12 (quarta-feira), das 16h às 17:30h

A mesa Cultura e Extensão na UFBA, coordenada por Caroline Fantinel (IHAC) e Sophia Rocha (CULT/ICTI), propõe uma reflexão sobre os desafios, potencialidades e problemáticas na relação entre Cultura e Extensão na UFBA, por meio de relatos de experiências de professoras e professores de distintas áreas do conhecimento. Integram a atividade na condição de expositores: Angela Luhning (EMUS), Charbel N. El-Hani (IBIO), Gabriela Leandro (FAUFBA) e Pedro Abib (FACED).

6. Políticas e plano de cultura na UFBA (link para a transmissão)

08/12 (quarta-feira), das 18h às 19:30h

Coordenada pelo vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, a mesa Políticas e Plano de Cultura na UFBA busca responder questões sobre o que deve ser prioridade ao pensar o futuro da cultura na Universidade. A conversa conta com a participação Aladilce Souza  (Enfermagem), Ana Maria Fernandes (FAUFBA), Paulo Costa Lima (EMUS), Zulu Araújo (FPC/PPGRI), Milena Britto (ILUFBA) e Beth Rangel (Escola de Dança).

Mesa Dilemas e perspectivas da cultura na América do Sul (link para a transmissão)

8 de dezembro (quarta-feira) às 10:30h

A atividade, coordenada pelo professor Albino Rubim (IHAC/CULT), contará com a participação de diversos pesquisadores e pensadores da cultura latino-americana. Nomes como Ana Wortman (Argentina), Bradley Hilgert (Equador), Carlos Yanez Canal (Colômbia) e Maria Inês Silva (Chile) vão refletir sobre o momento presente e levantar questões sobre o futuro do campo cultural na América do Sul.