XVI ENECULT online: um ato de respeito à vida

Vivemos hoje uma situação excepcional no Brasil. Ela decorre não só da gravidade da pandemia do novo Coronavírus,  tratada de forma irresponsável no Brasil, mas também pela sua sobreposição com uma grave crise política, com recorrentes tentativas de destruição do que sobrou da institucionalidade democrática. Nesse contexto, a cultura, as artes, as ciências, a educação, a universidade, a civilidade, os trabalhadores, o funcionalismo público e a democracia, foram eleitos  como inimigos.

Diante deste cenário, será realizado, de modo online, o XVI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 15 a 18 de setembro de 2020. Nesta edição, as  inscrições serão gratuitas  não apenas devido ao formato mais compacto, viável nas atuais circunstâncias  mas também pela devastadora crise financeira que atinge a uma imensa parcela da população brasileira. Assim, nos comprometemos, mais uma vez, em criar um espaço aberto e plural, rico de diálogos que valorizam distintos saberes, produções e manifestações culturais.

Destacando a compreensão da cultura em sua dimensão antropológica, o Encontro pretende, com o tema “cultura é vida”, auxiliar na difusão do entendimento amplo do que a cultura representa no nosso dia-a-dia. Dialogamos, também com o entendimento da vida como narrativa e primeira forma de expressão artística, experimentada em nosso cotidiano. Ressaltar que “cultura é vida” é essencial se considerarmos  a irresponsabilidade, no âmbito das políticas públicas, no trato de uma crise sanitária sem precedentes no País e as numerosas perdas humanas, vítimas da infecção viral e do descaso quanto às suas consequências socioeconômicas.

Pensar o papel da cultura é também vital pela sua  capacidade de contribuir para o enfrentamento desses “tempos sombrios”, de espera e luta constante pela sobrevivência (emocional e material). À despeito das ameaças, a cultura vive e  invade os lares a nos convidar para participar de lives, assistir webseries e filmes, ouvir música, enfim, a adquirir e compartilhar outros e novos conhecimentos, permitindo assim, uma aproximação entre artistas, cientistas, ativistas e  demais pessoas dotadas de saberes singulares com seus públicos e pares, para além dos eventos presenciais, solidarizando-se e fortalecendo os laços.

Em 2019, quando comemoramos 15 anos, contamos com a participação de mais de 1000 pessoas, entre estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados no campo da cultura. Nesta edição, o Enecult, atualmente o maior e mais tradicional encontro de estudos da cultura no país, pretende tensionar temas necessários a esse momento contemporâneo, a fim de reiterar a importância dos papéis desempenhados pela ciência, pela educação e pela cultura.

Realizarmos, juntos, o XVI Enecult – Online é um ato de coragem e respeito à Vida!

Comissão Organizadora do XVI Enecult

Adriano Sampaio – Coordenador do Cult