Pesquisadora do CULT participa da décima edição da Reunião de Antropologia do Mercosul – XRAM

A doutoranda do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e membro do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Cult, Alice Lacerda, participou da décima edição da Reunião de Antropologia do Mercosul – XRAM ocorrida entre 10 e 13 de julho na cidade de Córdoba, Argentina. A viagem da estudante foi apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através de seleção pública por Edital de Mobilidade Artístico Cultural 2013.

Na oportunidade, a estudante apresentou o artigo de sua autoria Cultura e hegemonia: as formulações dos conceitos de cultura no campo da antropologia enquanto mecanismo de construção de consenso nos processos de hegemonia e seus efeitos na gestão cultural contemporânea, na programação do Grupo de Trabalho “Antropologia, política e gestão pública no campo da cultura”,coordenado pelas Profas. Dras. Lia Calabre e Ivana Mihal.

As questões abordadas pela autora no artigo referem-se às implicações dos diferentes sentidos assumidos pelo conceito de cultura no campo da antropologia na construção do consenso necessário ao processo hegemônico vivenciado pelas sociedades contemporâneas e seus efeitos no campo das políticas e gestão da cultura.

A X RAM foi organizada pelo Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba e se realizou sob o lema: “Situar, atuar e imaginar antropologias a partir do Cone Sul”. Desde 1995 a RAM é um encontro científico bianual, fomentado pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), organizada por antropólogos e cientistas sociais de universidades e instituições científicas do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Chile), promovendo a participação de pesquisadores dos países membros, bem como de universidades ou instituições dos países associados e integrantes da comunidade científica internacional.

Deixe uma resposta