Cursos sobre culturas e democracias online e gratuito

No dia 15 de agosto, às 17 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, serão lançados os cursos Agentes Culturais Democráticos, com a presença dos secretários de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, e de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins. Atividade ocorre durante o encerramento do 21º Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult).  

O projeto, realizado em parceria com o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é on-line e gratuíto. “Realizamos um projeto muito importante, que foi uma atividade formativa e de pesquisa com gestores e agentes culturais em todo o território nacional, o projeto Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos. Agora, o projeto foi dividido em cursos e estarão disponíveis para que todos os agentes culturais possam também fazer por meio de autoinstrução” afirmou Fabiano Piúba.  

A secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, destacou a importância de oferecer formação para agentes culturais validados por universidades. “Esses materiais formativos são mais do que conteúdos, são ferramentas para fortalecer a democracia cultural, ampliar o acesso ao conhecimento e valorizar o papel estratégico dos agentes culturais na transformação social. Ter esse curso disponível de forma gratuita, com a chancela da UFBA, reafirma o nosso compromisso de um caminho compartilhado entre pesquisa, ação e escuta ativa dos territórios”, declarou. 

“Resolvemos disponibilizar todo o material produzido para a Pesquisa-Acão desenvolvida em 2024 em atividades formativas autônomas, com 12 cursos com vídeos e ebooks de excelência para o público interessado nos temas ligados a Cultura e democracias. Estamos compartilhando qualificação com qualidade produzida com recurso público para que seja acessada pelo maior número de pessoas o possível”, explicou o coordenador do projeto, Albino Rubim. 

Um conjunto de 12 cursos autoinstrucionais propõe um estudo sobre culturas e democracias e tem por objetivo produzir e compartilhar conhecimentos no universo que circunscreve o campo da ação cultural. As atividades formativas são um dos desdobramentos do projeto Pesquisa Ação: Agentes culturais democráticos que reuniu, em 2024, agentes culturais de todo o Brasil para refletir e pensar ações culturais com impacto no país.  

O programa conta com cursos livres, independentes, mas conectados entre si pelo objetivo comum de continuar produzindo e compartilhando conhecimentos, com base no diálogo entre a pesquisa e as experiências com agentes culturais de todo o Brasil.  

Os cursos disponibilizados na plataforma moodle, organizados por pesquisadores da UFBA e UFRB em parceria com a Superintendência de Educação a Distância da Universidade Federal da Bahia – UFBA (SEAD-UFBA), são:  

1. Democracias, com Albino Rubim  

2. Cultura e culturas brasileiras, com José Roberto Severino 

3. Políticas Culturais no Brasil: história e atualidade, com Mariella Pitombo 

4. Economia e Financiamento da Cultura, com Luana Vilutis 

5. Cultura e Desenvolvimento, com Adriano Sampaio 

6. Federalismo Cultural e Territorialização da Cultura, com Ângela Andrade 

7. Institucionalidade e Espaços Culturais, com Gisele Nussbaumer 

8. Cultura e Tecnologias, com Guilherme Varela 

9. Diversidades culturais e diálogos interculturais, com Giuliana Kauark 

10. Transversalidade e Centralidade da Cultura, com Ohana Boy Oliveira e Sophia Cardoso Rocha 

11. Participação, Cidadania e Direitos Culturais, com Lourivânia Santos 

12. Momentos e movimentos das culturas brasileiras, com Meran Vargens 

Serviço: 
Lançamento de Atividades Formativas Agentes Culturais Democráticos 
Data: 15 de agosto 
Hora: 17h 
Local: Auditório da Faculdade de Comunicação | Youtube

Deixe uma resposta