Livros que serão lançados no 21º Enecult

Confira os livros que serão lançados no 21º Enecult! O evento de lançamento será realizado no dia 14 de agosto, dentro da programação do encontro, no SESI Rio Vermelho, em Salvador (BA). A Editora da UFBA (Edufba) será responsável pela venda dos livros no local. As pessoas selecionadas para o lançamento receberão instruções da equipe de produção por e-mail, na próxima semana.

– As leis de Orlando: gêneros e/m tradução/desconstrução – José Pedro de Carvalho Neto

– Bolsonarismo, integralismo e fascismo: diálogos entre Jair Bolsonaro, Plínio Salgado e Benito Mussolini – Sergio Schargel

– Candombe – Transformação e permanência – uma leitura de rua e palco – Miguel Angel Rodriguez Silva

– Capoeira e universidade – Série Nexos vol. 2 – Guilherme Bertissolo e Paulo Andrade Mesquita Magalhães

– Cultura, democracia e Cidadania na América Latina – Mônica Ribeiro Medeiros e Fernando Mencarelli

– Cultura, democracia e cidadania: formação para gestores e agentes culturais – Mônica Medeiros Ribeiro e Fernando Mencarelli (organizadores)

– Diálogos sobre Gestão Cultural (Coleção Cult; 40) – Gisele Nussbaumer, Giuliana Kauark e Nara Pessoa (organizadoras)

– Difusão do Conhecimento e Culturas – Maria de Fátima Hanaque Campos, Leliana Santos de Sousa e Natalia Silva Coimbra de Sá (organizadoras)

– Mediação de leitura para o encanto – Felínio de Sousa Freitas

– Memórias de luz e som: o cinema de Wong Kar-Wai pelo prisma de Gilles Deleuze – Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

– Memórias e Aprendizagens de uma Professora Midiática – Dulce Marcia Cruz

– Memórias e Histórias do Cinema na Bahia (Tomos 1 e 2) – Milene S. Gusmão; Laura Bezerra; Izabel de F. C. Melo; Euclides S. Mendes; Raquel Costa Santos (organizadores)

– Mentalidade Censória e Telenovela na Ditadura Militar: Era Rogério Nunes – Guilherme Moreira Fernandes

– Política Cultural: entre discursos e práticas – Alvaro Santi

– Políticas culturales en el ciclo progresista. Una revisión crítica – Álvaro de Giorgi (compilador)

– Praças, bares e tambores: desvios de um Centro em transformação – Camila Benezath

– Processos de Criação e Reflexões Teóricas no Cinema – Jamer Guterres de Mello, Carla Daniela Rabelo Rodrigues, Marcelo Carvalho, Thalita Cruz Bastos

– Violações Bárbaras: Olhares Jovens –Milton Nunes Campos e Rosangela de Carvalho (organizadores)

O 21º Enecult será realizado entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, em formato híbrido. As atividades acontecerão de forma online nos dois primeiros dias e, nos seguintes, de modo presencial em Salvador (BA).

O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom/ UFBA), e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI). O evento possui apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e conta com a parceria da Editora da UFBA (Edufba), Agenda Arte e Cultura (UFBA), Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE/UFBA), Serviço Social da Indústria (SESI), C de Cultura e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Deixe uma resposta