O Conselho Estadual de Cultura, em reunião realizada dia 20 de março de 2012, empossou a sua nova presidência. Desde o início desse ano, o pesquisador do CULT, professor Leandro Colling, integra o referido Conselho. Segue abaixo o relato da reunião, escrito por Colling:
– Posse do novo presidente do Conselho, Márcio Caires Chaves, e do vice, Marco Aurélio Schommer. O secretário estadual da Cultura, professor Albino Rubim, participou da reunião e destacou que, pela primeira vez, o Conselho é presidido por um conselheiro do interior. Rubim também enfatizou que a eleição ocorreu sem interferências da Secult e solicitou que o Conselho colabore ativamente na elaboração do Plano Estadual de Cultura, que deverá tratar sobre as diretrizes da cultura da Bahia para os próximos 10 anos. Rubim disse que o Ministério da Cultura vai apoiar a elaboração dos planos nos 17 estados brasileiros que estão ligados ao Plano Nacional de Cultura e informou que o servidor Antônio Diamantino está coordenando a elaboração do plano estadual na Secult. O secretário apresentou dois bolsistas (Sofia e Henrique), que também estão trabalhando nesse processo. Rubim sugeriu que o Conselho avalie criticamente como anda a cultura na Bahia hoje para que, com esse diagnóstico, possamos contribuir na elaboração do Plano. Os documentos das conferências estaduais de cultura também serão peças fundamentais para a elaboração do Plano.
– Rubim informou sobre o andamento da organização de três grandes atividades organizadas pela Secult em 2012:
1. Uma delas é a sequencia de debates do Fórum do Pensamento Crítico, que pretende discutir, até o final do ano, as relações entre as cidades e as culturas. Em Salvador, o Fórum já discutiu o Carnaval e as Artes (ver em http://www.comunicacao.ba.gov.
2. O segundo evento organizado pela Secult é a Celebração das Culturas dos Sertões, que irá ocorrer de 5 a 11 de maio, em Salvador e em Feira de Santana. No dia 27 de março (terça-feira), das 17h às 19h, no Plenário do Conselho de Cultura (Palácio da Aclamação – anexo, Avenida Sete de Setembro, nº 1330), ocorrerá uma reunião da Secult com os/as conselheiros/as sobre o evento. A programação ainda não está fechada, mas a abertura deve ocorrer no dia 5 de maio, no Teatro Castro Alves, e o restante do evento será realizado em Feira de Santana. Também será realizado, nesses mesmo dias, o Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões. Vejam a chamada de trabalhos e detalhes em http://www.cultura.ba.gov.br/
3. O terceiro grande evento que a Secult planeja realizar em 2012 trata de um encontro das culturas da diáspora negra existentes no Brasil e em outros países da América Latina. O evento deve ocorrer em novembro de 2012, com o objetivo de colocar em diálogo as culturas negras da Bahia com as de outros estados brasileiros e de alguns países latinos.
– O novo presidente do Conselho, Márcio Caires Chaves, e o vice, Marco Aurélio Schommer, logo após a posse, agradeceram a oportunidade e destacaram que uma das primeiras ações será a elaboração de uma proposta de plano de trabalho para o Conselho, que já começou a ser desenhada nas reuniões anteriores.
– A comissão formada para sugerir modificações no Regimento Interno do Conselho, para compatibilizá-lo com a nova Lei Orgânica de Cultura, aprovada recentemente, apresentou os resultados do seu trabalho. Vários/as conselheiros/as fizeram perguntas, mas as alterações serão votadas apenas na próxima reunião do Conselho, marcada para ocorrer dia 18 de abril de 2012, durante todo o dia.
Leandro Colling
Conselheiro titular do Conselho Estadual de Cultura
Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, vice-coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, coordenador do grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade e atual presidente da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH).