02/05 – Norte
Lorena Saavedra — Convidada
Lorena Saavedra é paraense, de Belém do Pará, formada em Comunicação Social, Hab. Relações Públicas. É especialista em Políticas Culturais e Economia Criativa. Pós-graduada em Produção Cultural e Mídia, foi aluna especial e regular do Mestrado em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia. Produtora, gestora e ativista cultural. Realizadora de projetos com foco na transformação social e fortalecimento da economia da criativa, especialmente na Amazônia. Foi assessora técnica na Secretaria de Cultura da Bahia e Diretora de Economia Criativa na Secretaria de Estado de Cultura Pará. Atuou como produtora cultural nas empresas Via Press e Centro Cultural Brasil Estados Unidos — CCBEU. Coordenou a produção da TV Justiça do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Há 10 anos realiza palestras, cursos, oficinas e mentorias em Processos Criativos e Produção Cultural. Criou a Rede Coletivo Amazônia Criativa e a Amazônia Política Cultural.
Gleise Oliveira — Mediadora
Mulher, negra, mãe, é graduada em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura na Universidade Federal da Bahia /Brasil (UFBA), possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Salvador (UNIFACS) e é mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA). Tem se dedicado desde a iniciação científica à temática das Políticas Culturais. É membro do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), instituição filiada à CLACSO. Como parte das atividades do doutorado em Cultura e Sociedade fez estágio sanduíche na Unidade de Investigação em Economia da Cultura (Econcult) no departamento de Economia Aplicada da Universidade de Valência — Espanha. Possui experiência na gestão pública da cultura (2009 – 2015). Foi Diretora de Cidadania Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia-Brasil (SecultBA). Foi professora substituta no curso de Produção Cultural da UFBA. Atuou na coordenação de produção do Enecult — Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (2017, 2019, 2020 a 2022).
09/05 – Sul
Daniela Valiente — Convidada
Daniela Valiente é jornalista, artesã e fazedora de cultura há 25 anos. Edita e escreve O Foguete, informativo de arte e cultura, e mantém produções literária e artística.
Juan Brizuela — Mediador
Pós-doutorando (CAPES/Brasil) do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da UNILA. Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP. Idealizador e gestor cultural do Recanto Latino — produtora cultural. Colíder do grupo de pesquisa Observatório da Diversidade Cultural.
16/05 — Nordeste
Mateus Freitas — Convidado
25 anos, militante social e Produtor cultural em Natal, formado pelo IFRN, idealizador do Festival Mungunzá. Tem como principal perspectiva na produção: difundir e valorizar a cultura afro-brasileira e originária dentro dos territórios urbanos os quais estou inserido. Pensando sempre a Produção Cultural como uma tecnologia a serviço da transformação da sociedade de combate à opressão e democratização/construção do acesso à cultura pelo povo.
Nara Pessoa — Mediadora
Nara Pessoa é Doutoranda no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), Mestre em Ciências Sociais (UFRN) e Bacharel em Produção Cultural (UFF). É professora do curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, desde 2010. Atuou como Conselheira Municipal de Cultura da cidade do Natal entre 2017 e 2019. Coordenou o Núcleo de Arte do Campus Natal — Cidade Alta, de 2016 a 2021, orientou dezenas de estudantes em prática profissional, recebeu e acompanhou artistas e grupos culturais para a ocupação das salas de arte do Campus. Atua principalmente nos temas: Políticas Culturais, Gestão Cultural, Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Culturais.
23/05 — Sudeste
Júlia Pacheco — Convidada
Gestora Cultural, bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense. Foi Pesquisadora da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais. Na Cultura de Niterói atuou como Chefe de Gabinete da Secretaria das Culturas, na implementação da Lei Aldir Blanc e do Programa Niterói Audiovisual. Possui experiência em formulação, execução e avaliação da política públicas de cultura.
Ohana Boy — Mediadora
Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de Organização da Cultura, Ética e Direitos Culturais. Pós-Doutorado pelo Programa de Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense na pesquisa ECOA Niterói — Mapeamento do Potencial Econômico de Setores Culturais de Niterói (2021 – 2022), que debate as relações entre cultura, trabalho e economia na cidade. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (2016 – 2020). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF (2013 – 2015). Bacharel em Produção Cultural pela UFF (2007 – 2011). Pesquisadora da cultura com interesse nos aspectos de gênero, raça, classe e descolonização do pensamento.
30/05 — Centro-Oeste
Fabiana Assis — Convidada
Doutoranda em Media Artes, pela Universidade da Beira Interior (Portugal), mestre em Arte e Cultura Visual pela UFG e especialista em Cinema Documentário pela FGV – São Paulo. Diretora e roteirista do curta documentário Real Conquista (2017), idealizadora e curadora do PirenópolisDoc – Festival de Documentário Brasileiro. Em 2018, dirigiu o longa Parque Oeste. Atualmente pesquisa sobre as mulheres refugiadas na fronteira com a Venezuela.
Marcelo Ribeiro — Mediadora
Professor de História e Teorias do Cinema e do Audiovisual, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, onde atua também como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Autor do livro Do inimaginável (Editora UFG, 2019), assim como de capítulos de livro e artigos sobre imagem, história e direitos humanos, cinemas africanos, história do cinema, arquivo e descolonização. Coordenador do grupo (an)arqueologias do sensível (DGP-CNPq).