Conheça e baixe os 12 e-books do projeto.
Democracias – Albino Rubim
Noção ampliada de democracia. Fragilidades da democracia no Brasil. Genocídio indígena, escravidão negra e desigualdades social, econômica, comunicacional e cultural. Disparidades de poder: privilégios e carências. Democracia restrita reduzida ao regime político. Democracia ampliada: não só regime político, mas também democratização da sociedade e das suas relações sociais. Democracias direta, representativa e participativa. Desafios, dilemas e impasses da democratização do Brasil. Democracia e contradições artístico-culturais. Acessibilidade cultural. Artes e culturas democráticas e autoritárias, libertárias e opressoras, emancipadoras e conservadoras. Democracia ampliada e cultura: democratização cultural e democracia cultural. Culturas e democracias.
Cultura e Culturas Brasileiras – José Roberto Severino
Noção ampliada de cultura. Criação ideológica da cultura brasileira como síntese das culturas branco-ocidental, indígena e negra. Tratamentos históricos desiguais das culturas brasileiras. Culturas branco-ocidentais, privilegiadas quando colonizadas e conservadoras e reprimidas quando críticas e soberanas. Culturas negras (afro-brasileiras) e culturas dos povos originários (indígenas) perseguidas e subalternizadas. Persistência e vigor das culturas indígenas e negras. Contribuições das culturas de migrantes (emigrantes e imigrantes) e outras matrizes culturais (de gênero, de orientação sexual etc.). Identidade e diversidade culturais. Artes e patrimônio como dinâmicas fundamentais das culturas brasileiras. Diversidade de modalidades das culturais brasileiras. Movimentos e manifestações de culturas populares, periféricas, identitárias etc. Cultura brasileira ou culturas brasileiras? Compassos e descompassos entre as culturas e artes brasileiras e democracias.
Políticas Culturais no Brasil: História e Atualidade – Mariella Pitombo
Criações das políticas culturais nos anos 30: no mundo e no Brasil. Internacionalização das políticas culturais: papel e limites da Unesco. História das políticas culturais no país: três tristes tradições vigentes. Ausências como falta e como desobrigação. Autoritarismos como eventual (ditaduras) e estrutural. Instabilidades como rupturas institucionais e de políticas culturais. Dilemas da democracia e políticas culturais. Desafios das políticas culturais na atualidade brasileira. Sistema Nacional de Cultura, Plano Nacional de Cultura, federalismo cultural e territorialização da cultura, políticas para a diversidade cultural nacional, políticas setoriais de cultura, políticas para as artes, patrimônio e outras modalidades culturais, internacionalização das artes e culturas brasileiras etc. Legislações culturais internacionais e nacionais. Políticas culturais, disputa político-cultural-ideológica e culturas democráticas. Políticas culturais e valores. Políticas culturais, economia da cultura e políticas de fomento e financiamento culturais.
Economia e Financiamento da Cultura – Luana Vilutis
Cultura como campo mais amplo que a economia. Modalidades de artes e culturas fora do mercado econômico. Artes e cultura em conexão com a economia. Cultura e economia. Economia capitalista da cultura. Economia solidária da cultura. Alternativas econômicas para as artes e culturas. Economia criativa. Estado e fomento à cultura, artes e patrimônio.Apoio direto do estado à cultura e fundos de cultura. Institucionalização e democratização dos fundos de cultura. Incentivos fiscais à cultura e patrocínios. Lei Rouanet, lei do audiovisual e outras legislações de incentivo fiscal à cultura. Empresas culturais. Públicos e mercados culturais. Consumo e fruição culturais. Modalidades alternativas de fomento à cultura. Legislação brasileira de financiamento da cultura. Desafios da sustentabilidade da cultura. Complexidade do campo cultural e necessidade de modelo complexo, diverso e plural de fomento e financiamento à cultura. Cultura e desenvolvimento.
Cultura e Desenvolvimento – Adriano Sampaio
Visão reducionista de desenvolvimento como crescimento econômico. Superação da ideia restrita de desenvolvimento. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como passo inicial. O IDH abarca novas variáveis: educação, saúde etc. Necessidade de uma noção mais complexa de desenvolvimento, acolhendo, dentre outras, dimensões econômicas, sociais, ambientais, políticas e culturais. Cultura e desenvolvimento cultural específico: formação ética, intelectual, afetiva, sensível, emocional de indivíduos (subjetividades) e coletividades (grupos, nações etc.). Cultura como transversal perpassa outras dimensões do desenvolvimento. Cultura e desenvolvimento econômico: economia da cultura produz emprego e renda. Cultura e desenvolvimento social: autoestima e identidades culturais. Cultura e desenvolvimento sustentável: nova cultura sobre meio-ambiente e natureza. Cultura e desenvolvimento político: empoderamento e cultura política democrática. Cultura e concepção do desenvolvimento como integral. Crítica contemporâneo à noção de desenvolvimento e de desenvolvimentismo. Discussão em torno do bem viver e noções similares. Desenvolvimento, federalismo e territórios.
Federalismo Cultural e Territorialização da Cultura – Ângela Andrade
Modalidades de organização dos países: unitários e federais. Brasil como federação antiga e até hoje incompleta. Federação, federalismo e democracia. Federação e federalismo cultural. O Sistema Nacional de Cultura e relações iniciais com o federalismo cultural. Emergência do federalismo cultural e recentes leis culturais. Limites do federalismo proposto: União como quase adversário. Políticas para consolidação do federalismo cultural. Federalismo cultural e o reconhecimento político-cultural dos territórios. Noções atualizadas de território. Território é cultura. Territorialização da cultura e das políticas culturais. Políticas para territorialização das artes, das culturas, dos patrimônios e das políticas culturais no Brasil. Federalismo, territorialização e institucionalidades culturais.
Institucionalidade e Espaços Culturais – Gisele Nussbaumer
O que é institucionalidade cultural. A relevância da institucionalidade para o campo das culturas, das artes e dos patrimônios. Institucionalidade, instituições, procedimentos, legislações, normas e ritos. Institucionalidade, gestão e políticas culturais. Gestão democrática e participativa em cultura. Gestão, administração e programação culturais. Modelos de institucionalidade. Desafios, dilemas e embates pela institucionalidade das artes, do patrimônio e das culturas no país. Institucionalização das políticas culturais e das políticas de financiamento à cultura. Institucionalidade das culturas no Brasil. O que são instituições e espaços culturais. Dinâmicas das artes, patrimônio, culturas e o funcionamento de instituições e espaços culturais. Organização e finalidades das instituições e dos espaços culturais. Modelos e formatos de espaços culturais. Instituições e espaços culturais, públicos, fluição e consumo das artes e das culturas. Instituições e espaços culturais no Brasil. Relevância das instituições e espaços para as artes, o patrimônio, as culturas populares, as culturas digitais e as culturas no país.
Cultura e Tecnologias – Guilherme Varella
Desenvolvimento de tecnologias aplicadas às artes, culturas e patrimônios. Subsunção formal e real da produção de bens simbólicos ao capitalismo. Impactos das tecnologias no campo das culturas, das artes e dos patrimônios. Midiatização das culturas, artes e patrimônios. Meios de produção/difusão de bens simbólicos. Culturas midiáticas. Novas conformações do campo das culturas, artes e patrimônios na era midiática e digital. Artes digitais, museus virtuais, formatações de preservação patrimonial. Cultura e tecnologias informáticas. Culturas e saberes populares e impacto das tecnologias. Potencialidades e fragilidades das novas tecnologias na área cultural. Redes culturais. Novas modalidades e horizontes culturais. Culturas digitais. Tecnologias digitais e suas potencialidades contraditórias: ameaças de monoculturas e possibilidades de diversidade cultural.
Diversidades Culturais e Diálogos Interculturais – Giuliana Kauark
Identidades culturais: nação, classe e proliferações de novas identidades culturais. Identidade e diversidade culturais. Diversidade social e diversidade cultural. Exceção cultural e diversidade cultural. Emergência do tema da diversidade. Acessibilidade cultural. Atores e legislações internacionais da diversidade cultural. Diferentes interpretações da diversidade cultural. Perigos de certas diversidades: harmonia, autossuficiência e gueto. Diversidade cultural, conflitos e batalhas culturais. Intercâmbio, cooperação e diálogos interculturais. Culturas como sempre impuras. Trocas simbólicas como vitais para a vida cultural. Diversidade contra as monoculturas. Diversidade artística e estética como dimensões da diversidade cultural. Diversidade de experimentações e de linguagens artísticas. Diversidade, culturas e saberes populares. Diversidade e ataques de autoritarismos. Diversidade, democracia cultural e democratização da sociedade. Diversidade e transversalidade da cultura.
Transversalidade e Centralidade da Cultura – Ohana Boy
Noção de transversalidade da cultura. Cultura como transversal. Muitas transversalidades possíveis para a cultura. Necessidade de políticas culturais transversais. Políticas culturais não só atentas à área da cultura, em noção restrita, mas também ocupadas em dialogar culturalmente com outras áreas sociais, a partir de uma noção ampla de cultura. Cultura e educação: conexões, impactos, conflitos e complementariedades. Cultura e educação no Brasil: situação, aproximações e distanciamentos. Cultura e comunicação: conexões, impactos, conflitos e complementariedades. Cultura e comunicação no Brasil: situação, aproximações e distanciamentos. Cultura do acesso. Outras transversalidades das culturas e das políticas culturais: gênero, orientação sexual, etnia, economia, turismo, ciência e tecnologia, saúde, direitos humanos, segurança pública, relações internacionais etc. A transversalidade das políticas culturais como requisito para buscar alguma centralidade da cultura, entendida como integrante do projeto de Brasil. Transversalidade e participação.
Participação, Cidadania e Direitos Culturais – Lourivânia Soares
Democracia, democratização da cultura, democracia cultural e participação político-cultural. Conferências, conselhos, colegiados e outros canais de participação. Cidadania como direito a ter direitos. Cidadania e cidadania cultural. Cidadania cultural como: acesso a outras culturas além da cultura nativa de pertença; experimentação estética para todos e não só para os profissionais das artes e participação na deliberação das políticas públicas de cultura. Direitos humanos e sociais. Direitos culturais como direitos recentes e em construção. Democracia, participação e democracia participativa. Inclusão e protagonismo de pessoas com deficiência. Democracia e disputa político-cultural no Brasil contemporâneo. Agentes culturais democráticos e sua atuação político-cultural na atualidade na preservação e na promoção da democracia e da diversidade cultural brasileira. Cidadania e militância político-cultural democrática.
Momentos e Movimentos das Culturas Brasileiras – Meran Vargens
Antecedentes colonizados e subalternizados. Surgimento das culturas brasileiras. Modernismo dos anos 20: rupturas e limites. Anos 30/40: modernização conservadora, regionalismos, mercado artístico-literário-cultural e ditadura do Estado Novo. Anos 50/60: desenvolvimentismo e florescimento das artes e da cultura nacional. Anos 60/80: ditadura civil-militar, repressão, floração tardia, censura, opressão, indústria cultural, artes, patrimônio e culturas. Anos 80/90: transição pelo alto, artes e culturas pós-ditadura em tempos neoliberais. Convergência perversa entre democratização e neoliberalismo. Anos 2003/2016: artes, patrimônio e culturas na democracia. Anos 2016/2022: golpe, ultraneoliberalismo, autoritarismo, guerra cultural e cenário das artes, ciências, educação, patrimônio e culturas. Anos 2023: democracia e desafios das artes, ciências, patrimônio, educação, culturas populares e culturas na atualidade. Culturas, artes, acessibilidade e políticas culturais.