ACCS realiza ciclo de oficinas para estudantes em Acupe

Foto: Equipe de ACCS  e o estudantes que participaram da oficina

Na próxima sexta-feira, 26,  André Araújo, aluno do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade do IHAC, realizará uma oficina sobre produção audiovisual para os alunos do Colégio Estadual Castro Alves, em Acupe, distrito do município de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Essa atividade faz parte do ciclo de oficinas que a ACCS Memoria Social: Audiovisual e Identidades promove para capacitar os estudantes sobre a prática audiovisual e despertar neles o interesse em criar diferentes produtos para comunicar histórias da comunidade na qual residem . Além de torná-los conscientes sobre seu papel de cidadão, capacitando-os como porta-vozes que através da apropriação de novas tecnologias produzem conteúdos para atrair visibilidade e fomentar o crescimento e desenvolvimento do local.

José Roberto Severino pesquisador do CULT e  professor da graduação e do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade da Facom, Rodrigo Rossoni, professor da graduação da Facom, além de alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFBA que participam da ACC, membros do Coletivo de Audiovisual – Cult e bolsistas do Proext MEC SESU 2012 formam a equipe responsável por tocar o projeto e ministrar os treinamentos na escola Castro Alves. As atividades iniciaram em julho e segue até o mês de setembro. Serão cinco encontros, realizados às sextas-feiras a cada 15 dias.

Introdução a Fotografia foi a primeira do ciclo. Ministrada, no último dia 12, pelo professor Rodrigo Rossoni. Durante o treinamento, Rossoni falou sobre o surgimento e a evolução da fotografia, entre brincadeiras e exercícios práticos orientou os alunos sobre noções básicas da arte de fotografar, como enquadramento, velocidade do obturador, abertura ou profundidade de campo. Os estudantes foram divididos em duplas, e entre as atividades realizadas, foram ao pátio da escola para fotografar o entorno e capturar imagens dos colegas enquanto praticavam exercícios na quadra, e o resultado foi bastante satisfatório para os alunos quanto para o professor e monitores.

O segundo treinamento foi sobre Formatos Jornalísticos/ Blog. Daniele Silva, membra do Coletivo de Audiovisual do Cult e bolsista do Proext MEC SESU 2012 orientou os alunos sobre as ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para produzir conteúdos e divulgar informações sobre qualquer assunto que eles desejam abordar. Os jovens foram incentivados a criar um blog para divulgar informações relacionadas à cidade e relatar o que está sendo feito em cada oficina que participam

Foto: Registro dos alunos durante o exercício de campo