Oficinas ligadas a indicadores e processos avaliativos em Seminário que acontece em abril

A programação do Seminário de Avaliação de Políticas e Indicadores Culturais inclui duas oficinas voltadas para gestores e pesquisadores da área.

No dia 18/04, pela manhã, Leonardo Athias (IBGE) irá ministrar a atividade ACESSO E USO DE INDICADORES DE CULTURA A PARTIR DE FONTES OFICIAIS. Já durante a manhã de 19/04 serão abordados os NOVOS PROCESSOS AVALIATIVOS NA CULTURA: GESTÃO, INCLUSÃO E ACOMPANHAMENTO, por Leandro Bulhões (CCCult-CE / UFC) e José Carlos Lázaro (CCCult-CE / UFC).

A participação nas oficinas é restrita aos inscritos no Seminário e está sujeita à limitação das salas, por ordem de chegada. Confira a descrição das oficinas e inscreva-se.

18 de abril de 2024
9h – 12h l Salas da Faculdade de Comunicação| Sala 1
Oficina ACESSO E USO DE INDICADORES DE CULTURA A PARTIR DE FONTES OFICIAIS
Professor: Leonardo Athias (IBGE)
A oficina se organiza a partir de uma explanação inicial sobre fontes oficiais de dados sobre cultura, com destaque para dados de pesquisas e registros administrativos do IBGE. Explora-se o meio de acesso a esses dados e também são mostrados exemplos de análises com vistas à avaliação de situação/evolução de indicadores culturais e para planejamento/monitoramento de políticas. Na sequência, os/as participantes são incentivados/as a fazer individualmente uma breve análise dos dados relacionados a política/área de pesquisa de interesse, com discussão coletiva ao final. É desejável o/a participante ter familiaridade com planilhas eletrônicas (Excel, Libre Office Calc) para organizar e apresentar dados (filtros, gráficos, sumarização por tabela dinâmica).

19 de abril de 2024
9h – 12h l Salas da Faculdade de Comunicação| Sala 9
Oficina NOVOS PROCESSOS AVALIATIVOS NA CULTURA: GESTÃO, INCLUSÃO E ACOMPANHAMENTO
Professores: Leandro Bulhões (CCCult-CE / UFC), José Carlos Lázaro (CCCult-CE / UFC)
A oficina consiste em apresentar conceitos chave da política pública, com foco na gestão pública da cultura, considerando elaboração, execução e avaliação de processos. Serão apresentadas duas ferramentas gratuitas e as experiências de uso de ambas, visando a difusão, qualificação e capacidades de apropriação pela/o usuária/o. Serão abordados os seguintes tópicos: gestão pública da cultura: elaboração, execução e avaliação de políticas públicas da cultura; processos avaliativos e a diminuição de riscos de reprodutibilidade das desigualdades sociais na gestão pública da cultura; ferramentas de avaliação, formação e experiências
Guia Inclua (IPEA): conceito e experiências e; Ferramenta de Avaliação da Escola de Gastronomia: diagnóstico, gestão de dados e novos direcionamentos.

Deixe uma resposta